sábado, 4 de junho de 2011

Objetivos de trabalho

Objetivos Gerais:
            Nosso trabalho deve levar as crianças a desenvolverem as seguintes capacidades:
  • Construir uma imagem positiva de si mesmo, atuando de forma cada vez mais independente, confiando em suas capacidades e percebendo suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com a saúde;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais, as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e opiniões com os demais, respeitando as diferenças e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças;
  • Observar e explorar o ambiente com curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação;
  • Promover a socialização através de práticas educativas diversificadas, sem discriminação de espécie alguma;
  • Representar e evocar aspectos diversos da realidade, vividos, conhecidos ou imaginados através da brincadeira e demais formas de expressão;
  • Inserir-se no universo letrado demonstrando interesse na construção do conhecimento;
  • Utilizar as diferentes linguagens (oral, escrita, artes plásticas, cênicas e música, ciências sociais e naturais) para expressar idéias, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
    Objetivos específicos:
  1. Linguagem oral e escrita
    • Utilizar a linguagem oral para conversar, descrever cenas, relatar experiências, expressar desejos, idéias e sentimentos;
    • Participar de situações de leitura de diferentes gêneros de textos, feitas pelo educador;
    • Ter acesso a materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinho e rótulos;
    • Familiarizar-se com o próprio nome e identificá-lo;
    • Descobrir e ampliar o conhecimento do mundo por meio da linguagem, do gesto, da linguagem oral, escrita e corporal;
    • Demonstra cuidado com os materiais e com os trabalhos produzidos individualmente ou em grupo;
b.        Matemática
·      Organizar grupamentos segundo critérios tais como: cor, forma, tamanho, quantidade, textura, posição, etc.
·      Reconhecer noções de igualdade e diferença;
·      Vivenciar experiências envolvendo noções de tempo;
·      Estabelecer aproximações, algumas noções matemáticas presentes no cotidiano, como contagem e relações espaciais (dentro/fora, em cima/ embaixo, atrás/na frente/ao lado, perto/longe);
·      Explorar o esquema corporal, a lateralidade e a localização no espaço em relação a outros objetos;
·      Utilizar as linguagens oral, plásticas, junto a linguagem matemática;
c.         Ciências Sociais e Naturais
·         Identificar-se como membro de uma família;
·         Conhecer os componentes de sua família;
·         Explorar os papéis familiares através de dramatizações e brincadeiras;
·         Reconhecer o tipo de moradia da família;
·         Conhecer o espaço físico da Creche;
·         Conhecer os funcionários que trabalham na Creche e suas funções;
·         Reconhecer as manifestações culturais de sua Comunidade;
·         Conhecer e respeitar a diversidade cultural dos diferentes grupos sociais;
·         Estabelecer relações de comparação, participação e compartilhamento em diferentes situações de interação;
·          Perceber a existência de regras de convivência;
·         Identificar as partes do corpo;
·         Conhecer e explorar os órgãos dos sentidos;
·         Formar hábitos básicos de higiene;
·         Perceber a importância da boa alimentação para uma vida saudável;
·         Conhecer os animais e vegetais;
·         Observar e explorar o mundo apontando materiais, objetos, fenômenos que lhe chamem a atenção;
·         Conscientizar-se dos problemas ecológicos e ambientais e o que podemos fazer para melhorar o nosso mundo;
·         Constatar os diferentes materiais existentes e suas características
d.        Corpo em movimento
·       Reconhecer os segmentos e elementos do próprio corpo, por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho, da interação com os outros;
·      Expressar-se através de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
·      Expressar-se intencionalmente através do movimento, nas situações cotidianas e nas suas brincadeiras;
·      Explorar e ampliar gradativamente as posturas corporais e deslocamento no espaço;
·      Construir uma relação com o meio através do jogo, brincadeiras, diálogo e outras linguagens artísticas;
·      Reconhecer a identidade (eu/grupo);
·      Representar a passagem do tempo usando recursos corporais e plásticos;
·      Relacionar corpo x espaço (cores, formas, texturas, sons, cheiros, sabores) – corpo – espaço – leitura do mundo;
e.         Linguagens Artísticas: música e visuais
·      Participar de situações em que tenham contato com diferentes estilos musicais;
·      Produzir ritmos e sons com diferentes materiais;
·      Expressar-se musicalmente por meio de sons vocais e não vocais, do próprio corpo ou instrumentais;
·      Conhecer canções folclóricas, populares ou relacionadas aos projetos desenvolvidos;
·      Oportunizar a vivência de trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, pintura, modelagem, colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·      Vivenciar diferentes linguagens artísticas: plásticas, cênicas e musicais (popular e erudita);
·      Perceber a importância das diferentes linguagens em todas as atividades humanas (diálogo, textos, desenhos);
·      Valorizar as manifestações culturais da cidade do Rio de Janeiro em diferentes manifestações artísticas;
·      Explorar, organizar e representar o espaço através da sua própria atividade (lugar de desenhar, de escrever, de pintar, etc.)

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