EI 40

No mês de maio, de acordo com o nosso PPP, foram desenvolvidos os temas

“Se todas as coisas fossem Mães” com os seguintes objetivos:

Valorizar a figura materna na pessoa da mãe, da avó, da tia, etc.;
Dramatizar situações que envolvam a presença da figura materna;
Comparar, através de linha do tempo, pessoas mais velhas e mais novas;

e “ O Trabalho de Todos é Sagrado”com os seguintes objetivos:

Identificar e valorizar as diversas formas de trabalho, a partir das vivências das crianças em suas casas (profissões dos pais e mães), na Escola e na Comunidade.

No EI 40 o tema 'trabalho' foi desenvolvido com a apresentação de algumas profissões em atividades variadas.

JOGADOR DE FUTEBOL

- Leitura do livro "Os Jogadores de Futebol",de Ronne Randall e Emma Dodd. Conversa sobre a profissão de jogador de futebol e a de árbitro (com utilização do apito); sobre os times de futebol do Rio de Janeiro;

- Com a utilização de uma caixa de papelão, como baliza, e de uma bola,demos muitos chutes a gol com direito a apito e gritos de Goool!!

- Construção coletiva de um campo de futebol com pintura e colagem dos times, do árbitro.



COZINHEIRA

- Leitura do livro "O Coelhinho que não era da Páscoa", de Ruth Rocha, e conversamos sobre a profissão de cozinheiro. Destacamos o trabalho das cozinheiras que trabalham na Creche e preparam a comidinha gostosa que preparam para nós;

- Recebemos a visita da nossa cozinheira da manhã Tatiana Leite que trouxe alguns instrumentos de seu trabalho para mostrá-los às crianças (a panela grande, a colher de pau, o descascador de legumes, o ralador). Ela também demonstrou como utilzar o descascador e o ralador. Ofereceu a cenoura ralada que foi aceita por algumas crianças que, ao experimentarem, aprovaram.

- Após a visita da cozinheira, foi a vez da turma preparar um bolo. Todos com suas touquinhas brancas, sentados ao redor das mesinhas que formaram uma grande mesa, observaram a apresentação dos utensílios e dos ingredientes que seriam utilizados para fazer o bolo. No centro da mesa foi colocada uma tijela com massa pronta para bolo. Quebramos os ovos (lembrando que o ovo vem da galinha), adicionamos o leite (que vem da vaca), a manteiga (feita a partir do leite). Depois, cada um mexeu um pouco a massa. Após todos terem ajudado a mexer a massa, ela foi despejada em um tabuleiro untado. Explicamos que o tabuleiro seria levado ao forno onde o bolo seria assado para ficar gostoso e pronto para comer.

- Na hora do lanche da tarde, o tabuleiro foi trazido para a sala e todos puderam ver como a massa que ajudaram a mexer se transformou no bolo. A atividade terminou muito bem. Lanchamos o bolo que nós mesmos produzimos.

MOTORISTA - MAQUINISTA - MOTORISTA DE MOTO (MOTOTÁXI)

- Leitura do livro "Picote e o carro de papel" de Mário Vale e conversa sobre o trabalho do motorista de carro, motorista de ônibus, maquinista e do mototaxista;



 
- Ao som da música 'Dirigindo o meu carro', arrumamos as cadeiras onde cada criança se sentou e oferecemos a cada uma um volante confeccionado com jornal e fita crepe.  Dessa maneira cada um se imaginou dirigindo o seu carro;

- Ouvindo a música 'A Roda do Ônibus', dramatizamos uma viagem de ônibus colocando as cadeiras em fileiras.  Dessa vez, somente a criança da primeira fileira recebeu o volante fazendo o papel de motorista.  Os outros eram os passageiros;
- Com a música 'O trem maluco como fundo musical, simulamos um trenzinho com as crianças em fila, uma atás da outra e colocando a mão no ombro do amiguinho da frente. Assim formados, ao som da música, dramatizamos os movimentos e barulho do trem.

- Com as cadeiras arrumadas duas a duas, uma na frente da outra, dramatizamos a viagem de mototáxi com uma criança fazendo o papel de motorista e a outra de passageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário